Fisco simplifica por dois anos o Bloco K: aproveite oportunidade para preparar sua indústria

Segundo João Botelho, Diretor da Henbak Consultoria e coautor do livro “Bloco K O que é?Para que serve?Prepare-se!”, um projeto de implantação de base de informação para atender a exigência do Bloco K tem um período mínimo de implantação de 8-12 meses.

Foram efetuadas alterações através do ajuste Sinief nº 25, publicado em 15/12/2017 pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que estabeleceu a entrega do Bloco K simplificado a partir de janeiro deste ano de 2017 somente para as empresas com faturamento acima de R$ 300 milhões por ano.

A partir de janeiro de 2018, as informações sobre a movimentação de estoques serão exigidas das empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões por ano. A partir de janeiro de 2019, entretanto, as empresas serão obrigadas a fornecer mais informações sobre o processo produtivo. Também a partir de 2019 todas as demais empresas com atividades industriais estarão sujeitas ás exigências do Bloco K.

No momento, o fisco não vai exigir os registros que geram os maiores problemas para a indústria, que alegava riscos de quebra do segredo industrial, aumento de custos e risco maior de autuação.

Ponto importante a ser alertado é que os atacadistas também estão enquadrados nas exigências do Bloco K. Empresas enquadradas no Simples não estão sujeitas às exigências do Bloco K.

O aumento do prazo concedido pelo Fisco permite uma implantação de projeto ERP, ou ajuste no sistema já existente nas empresas, com cronograma mais adequado às dificuldades de aumento de despesas que a indústria enfrenta.

 

Livro: Bloco K – O que é?Para que serve?Prepare-se
Autores: João Henrique Botelho/ Marco Cantuária Ribeiro/ Mauro Araujo/ Roberto Giuzio Jr/ Robson Almeida Souza
Editora Nelpa – 2016
Onde comprar:
www.mixcultural.com.br
www.livrariacultura.com.br

4